sábado, 12 de maio de 2012

MARKETING NA ASSOCIAÇÃO SAÚDE & ALEGRIA ANIMAÇÃO HOSPITALAR


TÍTULO: 
Marketing na Associação Saúde & Alegria Animação Hospitalar
Autor: Maurício Antônio do Nascimento
Instituição: Faculdade Padrão (Goiânia)
Curso: Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Estratégias de Marketing
Data: Março/2011

1. A ASSOCIAÇÃO SAÚDE & ALEGRIA ANIMAÇÃO HOSPITALAR

A Associação Saúde & Alegria Animação Hospitalar foi fundada em agosto de 1998 na cidade de Goiânia/GO, pelo administrador Maurício Antônio do Nascimento, que desde então ocupa o cargo de presidente.
O objetivo da Associação é levar alegria, otimismo e descontração para crianças e adultos hospitalizados, ampliando assim a qualidade do período de internação.

                           
Recreadora da Assoc. Saúde & Alegria em atendimento infantil
Esta instituição não possui fins lucrativos, possui o título de Utilidade Pública e é mantida através de doações e das taxas de participação pagas pelos seus associados. Anualmente realiza a prestação de contas anual junto aos seus associados e também a declaração de Imposto de Renda junto à Receita Federal.

Seus associados atuam como voluntários, utilizando um figurino que mescla a imagem de médicos com palhaços e enfermeiras com bonecas.
                                                 
Recreadores da Associação Saúde & Alegria
Sua sede está situada em um apartamento alugado no Setor Universitário (região Leste de Goiânia-GO), enfrente ao Hospital Araújo Jorge (especializado no tratamento contra o câncer). No referido hospital, a Associação Saúde & Alegria desenvolve suas atividades recreativas.

                                                 
 Sala de reuniões da Assoc. Saúde & Alegria

2. PLANO DE MARKETING DA ASSOCIAÇÃO SAÚDE & ALEGRIA ANIMAÇÃO HOSPITALAR
O plano de marketing da Associação Saúde & Alegria é dividido em marketing interno e marketing externo:

2.1 Marketing interno da Associação Saúde & Alegria Animação Hospitalar
O objetivo principal do marketing interno da Associação Saúde & Alegria está relacionado a divulgação da programação das suas atividades, assim como os seus resultados. Esta divulgação é direcionada aos associados.
O principal veículo utilizado nesta segmentação de marteking é o “Jornal On Line Saúde & Alegria”, distribuído semanalmente via correio eletrônio. Seus resultados são:
·           fortalecimento dos sentimentos de admiração entre os associados;
·           divulgação do reconhecimento que a associação possui pelo serviço prestado pelos associados;
·           ampliação da admiração dos associados pela organização dos serviços prestados pela sua diretoria, fato que amplia a satisfação dos associados em fazerem parte da equipe Saúde & Alegria.

 A utilização de decoração temática em sua sede também faz parte do marketing interno da associação, pois através da utilização de elementos decorativos, ela consegue influenciar seus colaboradores e visitantes a um estado de espírito festivo, decorrente da beleza e do colorido do qual o ambiente está composto.
                                            
Decoração temática da entrada principal da sede da Assoc. Saúde & Alegria

Para Garcia(2005), o bom aspecto visual das instalações, dos produtos e dos colaboradores são importantíssimos para a conquista de clientes:

O bom aspecto visual de um plano de assistência médica já é um passo para a venda. A apresentação em pastas e folhetos em cores contém algumas formas de embalar o produto, destacando-o. Mas não é só: a apresentação da fachada de uma clínica, de um hospital, de um consulório, de uma maternidade é muito importante. Não esquecendo de forma alguma que de nada adianta instalações perfeitas, adequadas e aconchegantes se as pessoas que atendem os clientes, não o fizerem com delizadea, profissionalismo e humanismo. (GARCIA, 2008, pg.38).

2.2 Marketing externo da Associação Saúde & Alegria Animação Hospitalar

O marketing externo da Associação Saúde & Alegria está relacionado as ações realizadas junto as pessoas não associadas, isso principalmente por meio da utilização de veículos de grande alcance de público. Sua utilização auxilia na captação de recursos para o desenvolvimento do projeto. Sem ele, a projeção deste trabalho estaria extremamento deficitária.

Seus principais objetivos são:
·      Divulgar da importância da humanização do processo de internação hospitalar;
·           Incentivar a adesão ao trabalho voluntário;
·           Dibulgar a marca Saúde & Alegria.

Os objetivos secundários do marketing externo da Associação Saúde & Alegria são:
·           conquistar novos associados;
·           conquistar novos patrocinadores;

                               
Folder 2012 da Assoc. Saúde & Alegria
Os veículos de marketing externo utilizados pela Associação Saúde & Alegria em 2011 foram:
·        Matérias jornalísticas televisivas;
·        Anúncio em jornal;
·        Site (www.saudealegria.com.br);
·        Rede social FACEBOOK.
·        Folder;
·        Cartão do dia das mães ( entregue aos pacientes);
·        Cartão do dia dos pais (entregue aos pacientes);
·        Placa com nome do grupo nos carrinhos auxiliares;

                               
Maurício Antônio do Nascimento, sendo entrevistado pela TV Anhanguera, filial da Rede Globo, abordando a Folia de Reis da Assoc. Saúde & Alegria.
A Associação Saúde & Alegria possui outras estratégias de marketing exteno, porém, não utilizadas no ano de 2011, sendo estas:
·        Exposição fotográfica anual, realizada em shopping;
·        Espetáculo anual Luzes da Vida, que é uma apresentação teatral realizada pelos próprios associados, em evento fechado para 300 convidados.

                               
Maurício Antônio do Nascimento com Dra. Tia Nina (Coord. da Assoc. Saúde & Alegria),
em exposição fotográfica da Assoc. Saúde & Alegria, em um shopping de Goiânia.

3. CONCLUSÃO

A utilização do marketing pelos grupos de palhaços que atuam em hospitais auxilia na administração, controle e direção das atividades dos próprios grupos, alem de que,  seu arquivo torna-se registro histórico.
Sendo assim, o marketing utilizado por estes grupos não é apenas um veículo de divulgação, mas principalmente, um instrumento de pesquisa para os interessados na criação de novas inciciativas semelhantes e para os interessados em seus resultados.

Nenhum comentário: